quinta-feira, 26 de junho de 2008

ANSIEDADE E O INSTINTO DE MORTE


A ansiedade é o desejo de acabar, de terminar, de cessar a sensação física e psíquica do contacto com a vida, com a realidade. Este desejo acaba sendo o representante do instinto de morte, a única maneira de acabar com esta sensação. A pressa de acabar desemboca no desejo de terminar a própria vida. Trágico, mas quando a ansiedade é exagerada, absolutamente verdadeiro.

Caros, pois, leitores do meu "blog"...É com pesar que tenho eu de me assumir que sou inteiramente de acordo com a estrofe citada acima. Descontente, por ter de assumir publicamente minha incontrolável loucura. Loucura essa que me faz refletir e me deixa lado a lado com a implacável "Srª Morte", uma vez que, conforme o depoimento diz, ambos são sensações do que tem de ser rapidamente acabado.

A ansiedade vem, fazendo com que tudo o que pasa na mente de um ser ansioso torne-se banal, pois absolutamente NADA é capaz de fazer com que a sensação de vácuo desapareça. Por mais que se realize o fato esperado pelo ansioso, a ansiedade (ou ansiosidade, como prefere tratar meu médico homeopata), não passa. Vem sempre um novo desejo, a vontade de acabar algo que não sabe-se dizer o que é, ou da onde vem, ou como, enfim, pode acabar.

Não, leitores, não pensem vocês que desejo acabar com a vida, embora o depoimento diga que a morte é a única maneira de acabar com esta sensação de ver algo acabado. Este é um exemplo, dado a eu mesma, que traz uma maneira de enxergar que a sensação tende a aumentar, se não for tratada como deve, e se eu não a tratar, a única forma de isso acontecer é quando tudo realmente acabar...


Um comentário:

Vanessa disse...

Me divirto em ler seu blog, você é "louca" no bom sentido, e eu gosto de gente assim. Você questiona suas sensações, você interage com elas, você busca entendimento profundo, você pensa nos porquês dos porquês e isso é muito bom.

Parabéns Onomatopéia